Consulta de Laudos
  • banner 3
  • Novo Telefone
  • banner 1
  • banner 2

Cardiologia

ECODOPPLERCARDIOGRAMA

Objetivo do exame:
avaliar o coração sob o ponto de vista morfológico e funcional. Possibilita mensurar a dimensão e o volume câmaras cardíacas (átrios e ventrículos), espessura das paredes, avalia a função das valvas e a contratilidade ventricular.

Preparo do paciente: nenhum preparo especial.

Quando solicitar: sempre que houver suspeita de alguma doença que afete a morfologia e/ou função cardíaca. Geralmente é solicitado quando o clínico ausculta sopro, mas é importante lembrar que nem todas as afecções cardíacas originam este sinal clínico. Abaixo, alguns exemplos de sua utilização.

Insuficiência valvar – avaliar a etiologia, grau da insuficiência, dilatação das câmaras envolvidas, contratilidade ventricular. Avaliar comprometimento pulmonar (hipertensão arterial pulmonar).

Hipertrofia ventricular secundária (geralmente consequente à hipertensão arterial sistêmica) - avaliar a espessura do ventrículo esquerdo, função diastólica e sistólica, comprometimento valvar secundário.

Cardiomiopatia dilatada – avaliar o grau de dilatação e de comprometimento da função contrátil ventricular. Em alguns casos, é possível visibilizar a presença de trombos originados pela congestão sanguínea.

Cardiomiopatia hipertrófica – avaliar o grau e predomínio da hipertrofia miocárdica, avaliar a função diastólica e sistólica ventricular, presença de obstrução na via de saída ventricular.

Cardiomiopatia restritiva - atualmente, por meio do estudo Doppler tecidual, é possível diferenciar esta patologia da pericardite constritiva, o que é extremamente importante, visto que a conduta e o prognóstico são diferentes em cada caso (na pericardite constritiva é possível remover cirurgicamente o pericárdio, aumentando a longevidade e qualidade de vida do paciente).

Cardiopatias congênitas – avalia a etiologia, comprometimento ventricular e valvar. Tem especial importância nos casos de canal arterial pérvio (persistência de duto arterial – PDA), pois esta é a doença cardíacacongênita mais comumente encontrada nos cães e pode ser corrigida cirurgicamente.

Pode ser ainda utilizado na avaliação de derrames pericárdicos, presença de tumores intra ou extra-cardíacos, avaliação de cardiotoxicidade (pacientes submetidos a quimioterapia).



ELETROCARDIOGRAFIA

Objetivo do exame:
avaliar o coração sob o ponto de vista da condução elétrica. Analisa o rimo cardíaco. Pode sugerir aumento de câmaras cardíacas.

Preparo do paciente: nenhum preparo especial.

Quando solicitar: sempre que houver suspeita de distúrbio no ritmo cardíaco, na avaliação de cardiotoxicidade (pacientes em uso de digital ou quimioterapia), pacientes com síncopes ou pré-sincopes, pacientes com distúrbios hormonais e eletrolíticos.



PRESSÃO ARTERIAL

Objetivo do exame:
diagnosticar alterações na pressão arterial.

Preparo do paciente: nenhum preparo especial, mas lembrar que o estresse altera significativamente a pressão arterial sistêmica, não só elevando seus níveis (o que é o mais comum), como também os reduzindo (caso seja ativado o sistema nervoso parassimpático). Apesar de, em tese, ser um exame extremamente importante, uma vez que é o que diagnostica DE FATO a presença de alterações na pressão arterial sistêmica, nem sempre há a possibilidade de empregá-lo com acurácea, justamente devido ao estresse do paciente; nestes casos, na suspeita de hipertensão arterial sistêmica, deve-se lançar mão de outros exames (p.ex. urina I para avaliar proteinúria, ultra-som renal, exame oftalmolóico para avaliar os vaos da retina) e da presença de sinais ou sintomas clínicos.

Quando solicitar: sempre que houver suspeita de alteração na pressão arterial por meio de sinais ou sintomas clínicos e nos pacientes com alterações hormonais.



Autor: Dra. Maria Cristina Abduch, CRMV-SP 5.555

Localização



Voltar

Anjos dos Bichos

Somos um grupo de pessoas que se uniu para fazer a diferença na vida dos animais.
Anjos dos Bichos é uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover a posse responsável de animais de estimação


Associação Amor aos Animais

Há 11 anos atua na proteção e adoção de cães e gatos antes de rua, dando-lhes lares temporários. Com campanhas permanentes, mais de 4.300 animais já foram castrados e encaminhados para adoção.

Aubrigo Franslázaro - Que tal adotar um amigo?

Desde 1992 a empresária Silvia Rigetto, presidente e fundadora do Aubrigo Franslázaro, adotava seu primeiro cachorro abandonado. Era a Meme, uma vira-lata que aparecia no seu portão todo dia no mesmo horário para receber comida.

Projeto S.AU.S.

O Projeto S.AU.S. é uma Organização não governamental, sem fins lucrativos, localizada em Santana de Parnaíba, onde são abrigados atualmente mais de 80 cães.

Rancho dos Gnomos

A Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (ASERG) é uma associação civil sem fins lucrativos, atuando desde 1991 em Cotia-SP e formalmente constituída como uma Organização Não-Governamental no ano de 2000.

Avançar
Av. Dib Sauaia Neto, 281 (Av. Saturno) - Centro de Apoio I - Alphaville - Santana de Parnaíba - SP - CEP 06531-040

Fixo: (11) 4153-5132 | 4153-4127 | 4321-8290
Whatsapp: (11) 94499-2220

Horário de funcionamento:
Segunda, quarta e quinta: 09hs as 20hs | Terça e sexta das 09 as 19hs | Sábado das 09hs as 14h
Voltar